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A inserção de cães e gatos na função de coterapeutas na promoção da saúde bucal de crianças do ensino fundamental MV&Z
Martins, Maria de Fátima; Stanquini, Camila; Franco, Amanda T.; Fonseca, Mariana; Torelli, Carina Montanari.
Cães e gatos foram utilizados como incentivos da saúde bucal, promovendo ações de escovação de dentes nos animais e nas crianças. Participaram do estudo 38 crianças na faixa etária de quatro a seis anos, de escolas públicas e privadas, de Pirassununga-SP. Foi aplicado um questionário qualitativo enfocando perguntas sobre a higiene bucal das crianças. Os resultados indicaram que das 38 crianças, 55,16% tinham cães, 13,15% possuíam gatos e, destas 84% desconheciam a importância de fazer higiene oral em seus animais, por meio de escovação dentária. Dos proprietários de gatos não se encontrou nenhum que fizesse a higiene oral de seus animais. Entre as crianças, 63% afirmaram que escovavam seus dentes apenas duas vezes ao dia, e 91% destes pequenos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Cães; Gatos; Crianças; Zooterapia; Saúde bucal.
Ano: 2013 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/22143
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A zooterapia no contexto da educação humanitária para crianças do ensino fundamental MV&Z
Martins, Maria de Fátima; Stanquini, Camila Silveira; Pereira, Nuno Wolfgang Balbini; Franco, Amanda Tasca; Torelli, Carina Montanari.
A seguinte pesquisa embasa-se no uso de animais na prática pedagógica de crianças do ensino fundamental como facilitadores na aprendizagem, bem como veículos de socialização e inserção de temas transversais, como bemestar animal, cidadania, ética, meio-ambiente, além do estimulo da curiosidade infantil, bastante latente nessa fase, de modo a contribuir com o aprendizado e com o desenvolvimento de crianças mais responsáveis e conscientes quanto às diversas formas de vida e a importância da preservação do meio ambiente. Para a realização do trabalho, necessita-se que as escolas permitam que os animais façam parte de sua dinâmica de ensino. Participaram deste estudo 28 crianças na faixa dos cinco aos sete anos de idade, sendo 16 meninas e 12 meninos, e a...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Zooterapia; Bem estar; Educação humanitária.
Ano: 2014 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/23767
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A zooterapia no contexto da educação humanitária para crianças do ensino fundamental MV&Z
Martins, Maria de Fátima; Stanquini, Camila Silveira; Pereira, Nuno Wolfgang Balbini; Franco, Amanda Tasca; Torelli, Carina Montanari.
A seguinte pesquisa embasa-se no uso de animais na prática pedagógica de crianças do ensino fundamental como facilitadores na aprendizagem, bem como veículos de socialização e inserção de temas transversais, como bemestar animal, cidadania, ética, meio-ambiente, além do estimulo da curiosidade infantil, bastante latente nessa fase, de modo a contribuir com o aprendizado e com o desenvolvimento de crianças mais responsáveis e conscientes quanto às diversas formas de vida e a importância da preservação do meio ambiente. Para a realização do trabalho, necessita-se que as escolas permitam que os animais façam parte de sua dinâmica de ensino. Participaram deste estudo 28 crianças na faixa dos cinco aos sete anos de idade, sendo 16 meninas e 12 meninos, e a...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Zooterapia; Bem estar; Educação humanitária.
Ano: 2014 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/23769
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Las aves en el patrimonio biocultural de los crianceros rurales del centro-norte de la Patagonia, Argentina Hornero
Castillo,Lucía; Ladio,Ana.
Los habitantes de la meseta patagónica de la provincia de Chubut, Argentina, han basado su supervivencia en múltiples estrategias, generando diversos vínculos vitales y recíprocos con la fauna. Con el tiempo, muchas de estas familias mapuches, tehuelches y criollas han construido una identidad criancera que se crea y recrea en el presente. Habitan en establecimientos ganaderos de pequeña escala y poseen pequeñas majadas de ovinos y caprinos. Numerosas manifestaciones de su acervo biocultural pueden ser visibilizadas como patrimonio etnozoológico local, como lo son los múltiples conocimientos y expresiones culturales acerca de las aves. Se realizaron entrevistas abiertas y en profundidad a 20 crianceros de Sierra Rosada, Sierra Ventana y El Escorial. Parte...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agüeros; Alimento; Choique; Conocimiento ornitológico tradicional; Etno-ornitología; Rhea pennata; Versatilidad utilitaria; Zooterapia.
Ano: 2017 URL: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-34072017000100012
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